O que é o protocolo de Internet IPTV de televisão?

2021-01-11 By richtv

O que é protocolo de Internet ou IPTV? – Nevron Blog
Protocolo de Internet A televisão ou IPTV é uma tecnologia de transmissão de vídeo que fornece conteúdo de vídeo em redes de computadores. Em vez de usar meios como cabo ou rádio via satélite para fornecer conteúdo, o IPTV usa redes IP convergentes, permitindo que outros serviços como VoIP, troca de dados de computador ou acesso à Internet ainda estejam disponíveis na mesma rede. A IPTV se encaixa perfeitamente no conceito de Internet das Coisas e outras tendências de TIC.

Embora baseado no protocolo IP, que agora é a espinha dorsal do provisionamento de dados para quase todos os dispositivos conectados que usamos hoje, o IPTV é realmente aberto para oferecer suporte a novos dispositivos e ser integrado a vários serviços. Ambos os fatos tornam a IPTV facilmente moldada para atender às expectativas dos telespectadores, em conformidade com as sugestões dos especialistas de marketing e permite que a equipe de TI integre e mantenha a solução sem esforços excessivos. IPTV é uma tecnologia relativamente difundida, pode ser encontrada em hotéis, residências, navios e até mesmo em aviões e geralmente está disponível em pacotes de serviços Triple Play fornecidos por provedores de serviços de Internet.

Nas últimas duas décadas, várias indústrias, como hotelaria ou telecomunicações, investiram no desenvolvimento do protocolo da Internet, televisão ou tecnologia de transmissão IPTV. Além de tornar a entrega de conteúdo de vídeo em redes de computadores uma realidade sem compensações, essas indústrias têm em suas mãos uma ferramenta útil de geração de receita que permite que seus clientes desfrutem de um serviço de melhor qualidade. O IPTV é baseado no protocolo IP, tornando possível integrar a televisão diretamente no reino digital onde vivem a IoT, as redes sociais, os serviços de hospedagem de conteúdo e outros serviços populares baseados na web.

Originalmente disponível para PC e TV com decodificadores, a IPTV tornou-se verdadeiramente multiplataforma depois que os aplicativos WEB e móveis se tornaram populares nas soluções de IPTV. Jogadores da web e aplicativos móveis introduziram TV ao vivo e vídeo sob demanda para muitos dispositivos, de smartphones e tablets a TVs inteligentes, laptops, dispositivos portáteis etc. Hoje, a IPTV é uma tecnologia bem conhecida que se mantém bem e continuará a ser a força motriz que define a experiência do telespectador à medida que mais provedores, residências e hotéis estão atualizando seus sistemas de TV.

Definição de IPTV
As soluções de transmissão de mídia sobreviveram a várias transformações, tanto com a transição de uma tecnologia mais antiga para uma mais nova, atualizando para a próxima geração ou aprimorando um padrão existente. Desde a TV analógica até CATV, HybridTV, IPTV e OTT, a transmissão de mídia agora foi amplamente aprimorada para suportar som 3D, 4K, 5.1 e muito mais. Os resultados mais destacados até agora foram alcançados pela tecnologia IPTV, que permitiu às operadoras de telecomunicações, hoteleiros e proprietários de conteúdo de mídia tirar proveito da tecnologia que transformou quase todos os aspectos de nossas vidas – o Protocolo de Internet.

A televisão do protocolo da Internet (IPTV) é a entrega de conteúdo de televisão em redes do protocolo da Internet (IP). Isso contrasta com a entrega por meio dos formatos tradicionais de televisão terrestre, via satélite e a cabo. Ao contrário da mídia baixada, a IPTV oferece a capacidade de transmitir a mídia de origem continuamente. Como resultado, um reprodutor de mídia cliente pode começar a reproduzir o conteúdo (como um canal de TV) quase imediatamente. Isso é conhecido como mídia de streaming.
Definição de IPTV da Wikipedia

IPTV significa Internet protocol Television, o que significa que os usuários recebem conteúdo de vídeo pela rede de computadores. A convergência e a diversidade da tecnologia IPTV permitiram que ela evoluísse para OTT ou Internet TV, de modo que a transmissão de mídia se tornasse verdadeiramente global. Mas o verdadeiro motivo do sucesso do IPTV é que ele se baseia em tecnologias que permitem a implantação de soluções usando uma infraestrutura existente como metro-e, rede local, incluindo redes wi-fi.

A IPTV não exige necessariamente investimentos em infraestrutura, como a TV a cabo tradicional. Muitas cidades têm metro-e com fibra escura disponível e muitos edifícios já estão equipados com LAN adequada para IPTV. Cada proprietário de tal rede poderia facilmente monetizá-la, desde que os hosts conectados estejam interessados em conteúdo de vídeo ao vivo e sob demanda.

IPTV tem tudo a ver com a redução de custos de integração de solução de transmissão de mídia, aumentando a lucratividade e introduzindo um conjunto de serviços nunca visto em tecnologias de transmissão anteriores. IPTV não requer muito hardware específico e é acessível para pequenos ISP, hotéis, iates, etc.